Inaugurado em 25 de Março de 1882, a sua construção foi iniciada em Março de 1880 o Elevador do Bom Jesus, em Braga, constituiu o primeiro funicular construído na Península Ibérica. A iniciativa da sua construção deveu-se ao empresário bracarense Manuel Joaquim Gomes (1840-1894) e a direcção do respectivo projecto foi do engenheiro suíço Niklaus Riggenbach. Este, que a partir do seu país natal enviava todas as indicações necessárias para a construção do Elevador, contou com a imprescindível colaboração técnica e prática do engenheiro português de ascendência francesa Raul Mesnier du Ponsard, que em Braga dirigiu a execução do projecto.
O Elevador do Bom Jesus é actualmente o mais antigo do mundo em serviço a utilizar o sistema de contrapeso de água.
O seu impacte foi de tal ordem que logo nesse mesmo ano, se constituiu em Lisboa a Companhia dos Ascensores, que convidou Raul Mesnier para projectar e instalar na capital uma série de elevadores — Lavra, Glória, Bica, Santa Justa, etc —, uma parte dos quais ainda hoje se encontra em funcionamento.
Reparações efectuadas em 1946 utilizaram material oriundo do desmantelamento do Comboio do Monte, no Funchal.
Características
Aspecto da carruagem.
Distância: 274 m
Desnível: 116 m
Inclinação: 42%
Tempo de Viagem: 2,5 - 4 min., dependendo do número de passageiros
Velocidade média: 1,2 - 1,8 m/s
Linha
Linha do elevador: composta por duas vias paralelas, cada uma das quais com duplo carril e cremalheira central.
Bitola: 1435 mm (bitola internacional)
Cabo
Data da Substituição do Cabo: 1956
Comprimento do cabo de aço: 285 m
Diâmetro do Cabo: 38 mm
Peso do Cabo: 1500 kg
Cabina
Peso da Cabina: 5000 kg
Número de passageiros por cabina: 38 (30 sentados)
Capacidade do depósito de água: 5850 ℓ.
Fantástico trabalho, com boas cores e definição.
ResponderEliminarBeijinhos.