segunda-feira, 4 de junho de 2018

Barcelos























A lenda do Galo de Barcelos.

Um dia, os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime, do qual ainda não se tinha descoberto o criminoso que o cometera. Um certo dia apareceu um galego que logo se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo, apesar dos seus juramentos de inocência, que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, em cumprimento de uma promessa.
Condenado à forca, o homem pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do Magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e perante a incredulidade dos presentes, apontou para o galo assado que estava em cima da mesa e exclamou o seguinte;
É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem!
O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo, mas quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se e cantou. Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. o homem foi imediatamente solto e mandado em paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado.